‘Expo Memória Viva’ conta história da Câmara e de Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp

Fotografias, filmes, documentos e equipamentos fotográficos antigos estão à disposição para quem quiser conhecer um pouco sobre nossa cidade e a história política da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Os arquivos fazem parte da 1ª Expo “Memória Viva” que ficará durante essa semana, das 8h às 13h, no hall da Casa Legislativa.

De acordo com o coordenador da Comissão do Memorial, Dorval Mendes, todo o material a ser exposto na ‘Memória Viva’ foi cedido por servidores ativos e inativos, ex-vereadores e sebos da capital amazonense. “É um material riquíssimo, que reconta a história da Câmara e de Manaus. E a exposição será oportunidade de funcionários e do público em geral terem acesso a tudo isso”, destacou.CMM

João Cordeiro dos Santos, que trabalhou durante muito tempo nos cinemas de Manaus como Cine Guarany, Carmen Miranda e Oscarito, trouxe para a exposição seu projetor de cinema IEC. Com quase cem anos de história, era usado no Cine Popular, inaugurado em Manaus no ano de 1920, e funciona perfeitamente até hoje. A câmera fotográfica Polaroid Lupa 2 Pro, muita usada nos anos 80, inovou ao fazer duas fotos por vez, já retratou momentos memoráveis da nossa história e também está presente na exposição.

Conforme Dorval, a exposição é uma forma de sensibilizar tanto os servidores da CMM quanto à população em geral de que é preciso conhecer essa história e ajudar a resgatá-la. “Quem tiver em casa foto ou documentos históricos também pode ajudar. Basta procurar o Memorial da Câmara”, destacou.

A exposição é resultado do trabalho da Comissão, formada pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Wilker Barreto (PHS) e com objetivo de recuperar, catalogar e digitalizar o acervo histórico e cultural do Parlamento Municipal, um projeto iniciado em outubro de 2013 com a inauguração do Memorial da Câmara e da Sala de Cinema Silvino Santos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS