Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto: Nathalie Brasil/ Semcom

Show inclusivo de Carlos Batata integra a programação do Boi Manaus

Visando a inclusão social e o incentivo à acessibilidade e à cultura para toda a população, o cantor Carlos Batata, que integra o time de artistas da 21ª edição do Boi Manaus, trará para festa um show inclusivo, com tradução simultânea em Libras e a participação de Pessoas Com Deficiência (PCDs). O artista divide o trio elétrico com Cezar Pinheiro, às 18h, do sábado, 20/10.

Segundo Carlos Batata, a realização desse trabalho inclusivo vem sendo executada há, aproximadamente, dois anos e busca alcançar públicos como os deficientes auditivos, com a tradução simultânea das músicas em Libras, além de tornar acessível para todos a apreciação da cultura e musicalidade regional.

“A nossa intenção é poder democratizar a nossa apresentação, fazer um show acessível para todos. Queremos que todas as pessoas possam entender, apreciar a nossa cultura, a nossa musicalidade. Fazer com que algumas pessoas, que são exemplos de superação, participem desse momento. Essas pessoas, assim como nós, estão lutando por dias melhores”, afirmou Batata.

Entre os convidados do trio da inclusão está a estudante Stephanie dos Santos, que tem Síndrome de Down e participará do show na companhia do seu pai, o presidente da Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam), Omar dos Santos.

“Ficamos muito felizes com o convite, até porque a inclusão ainda é uma questão muito delicada e precisamos de pessoas assim, que enxerguem que os que possuem a deficiência de Down são capazes de fazer tudo. Abraçamos essa causa, que busca mostrar que, através de oportunidades, essas pessoas podem mostrar do que são capazes”, pontuou Omar, que celebrará na mesma data do show o oitavo aniversario da fundação.

A estrutura do Boi Manaus também está preparada para receber as pessoas com deficiência nos dois dias de evento. Um camarote exclusivo para PCDs estará montado no calçadão da Ponta Negra, em frente ao Anfiteatro, para que os espectadores acompanhem a passagem dos trios elétricos com as atrações.

O Boi Manaus 2018 acontece nos dias 20 e 21/10, a partir das 16h, no Complexo Turístico da Ponta Negra, e integra a programação da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em comemoração ao aniversário de 349 anos da capital. A entrada é gratuita. Serão mais de 30 artistas, que irão se revezar nos trios elétricos, em torno do Calçadão da Ponta Negra, contando também com a participação de itens dos bumbás, como Marujada, Batucada, torcidas e grupos de dança dos bois Caprichoso e Garantido.

“Esquenta”

Dentro da programação que a prefeitura, por meio Manauscult, preparou para o aniversário da cidade, acontece, nesta sexta-feira, 19/10, a segunda noite do “Esquenta do Boi Manaus 2018”. Sobem ao palco do Anfiteatro da Ponta Negra, na zona Oeste, a partir das 19h, as bandas Kuarup, Paulinho Viana, Márcia Novo e Jardell Bentes. O encerramento ficará por conta dos artistas convidados.

Na primeira noite, a banda Trio Kamaiura trouxe ao palco cores e talento, muitos destes adquiridos em mais de 20 anos de carreira. Com itens do boi-bumbá, toadas tradicionais e rituais, o grupo levantou o público presente. A programação do Esquenta escolherá os três novos talentos do boi-bumbá para integrar no quadro de apresentações na 21ª edição do Boi Manaus 2018.

“A gente sempre traz em nossas apresentações as toadas mais antigas, para não perder a tradição. Gostamos também, de tocar muitos rituais, para que o público conheça e aproveite com a gente. Estamos sempre trabalhando para proporcionar ao público um show muito bonito. Fizemos parte dessa festa por muitos anos e estamos ansiosos pelo resultado para que possamos estar dentro dessa festa tão bonita, que é o Boi Manaus”, pontuou o cantor da banda, Edicarlos Oliveira.

Em seguida, foi a vez de Neto Ribeiro, que também está concorrendo a uma vaga para se apresentar no Boi Manaus 2018. A torcida vermelha e branca, presente no Esquenta, dançou e cantou ao som das toadas tradicionais do boi Garantido, cantadas e interpretadas pelo artista e sua banda.

“Foi uma grande honra cantar no palco do Esquenta e ver o público brincando de boi, dançando, cantando, interagindo conosco. Quero ver e sentir essa alegria novamente e espero estar comemorando a essa vaga lá no palco do Boi Manaus 2018”, ressaltou o cantor Neto Ribeiro.

E, fechando as apresentações dos artistas concorrentes do primeiro dia, o cantor Edmundo Oran levou para o palco as cores do boi Caprichoso, azul e branco. Toadas tradicionais, dançarinos e torcida organizada encantaram o público presente. “Foi uma alegria imensa essa apresentação! A gente veio com muita humildade representar o boi Caprichoso, representar o curumim do bairro dos Palmares nessa festa maravilhosa que é o Boi Manaus. Estamos na torcida para fazer parte desse grupo”, disse Oran.

O cantor Arlindo Jr, que não participou da edição anterior do Boi Manaus por questões de saúde, se apresentou ontem no palco do Esquenta e convidou a todos a participarem do seu trio que vai homenagear o cantor de toada Luciano Brasil, que faleceu no dia 26 de setembro deste ano. O artista disponibilizou tururis em homenagem a Luciano Brasil, no valor de R$30, cujo a renda será revertida à família de Luciano, que deixou esposa e filha. “É o mínimo que eu poderia fazer para homenagear alguém que tinha tanto talento. Eu o vi começar e com certeza ele tinha um grande futuro dentro do Caprichoso”, disse Arlindo Jr.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS